Válvulas

Válvulas de controle Globo. A melhor solução para o seu processo!

IMAGEM ARTIGO 01 2

Fornecemos Válvulas de controle do tipo Globo e do tipo Esfera, projetadas para operar nos mais variados processos industriais aonde se pretende controlar variáveis de pressão, temperatura, vazão e nível.

A IMPORTÂNCIA DA RANGEABILIDADE EM VÁLVULAS DE CONTROLE GLOBO

A rangeabilidade impacta fortemente na sensibilidade e resposta da válvula e é definida como relação entre a máxima e a mínima vazão controlável, como exemplo, 50,0 m³/h (máxima) e 1,0 m³/h (minima)➡ 50:1.

CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DA CARACTERÍSTICA DE VAZÃO

Relação existente entre percentual de vazão e percentual do curso

Característica Linear

Controle de nível;
Quando a perda de carga na válvula seja cerca de 40% ou mais; Controle de pressão de fluidos compressíveis.

Característica Igual Porcentagem
Controle de pressão de líquidos; Processos rápidos;
Quando se requer grande rangeabilidade;

CAVITAÇÃO e VAPORIZAÇÃO ``FLASHING`` - O QUE É E COMO RESOLVER

As válvulas de controle causam uma perda de carga, com isto a pressão de saída (jusante) será menor que a pressão de entrada (montante). Ou seja, P1>P2.
A pressão jusante (P2) tem um ponto do valor mínimo chamado vena-contracta.
Quando este ponto (vena-contracta) se mantém abaixo da pressão de vapor ocorre o fenômeno flashing, o fluido passa para o estado de vapor na saída da válvula.
A cavitação ocorrerá quando a pressão cai abaixo da pressão de vapor e depois se recupera, ficando acima desta pressão (PV), então ocorre a implosão das bolhas de vapor formadas na vena-contracta.
Para cavitação moderada podemos cotar com os internos anticavitante de 1 estágio; e quando houver a cavitação severa com grandes diferenciais de pressão aplicamos os internos anticavitante com 2 estágios.

Nestes casos a gaiola é projetada com uma determinada quantidade de furos através dos quais direciona os jatos do líquido cavitante contra outros jatos dos furos na direção oposta.
A turbulência do fluxo durante o impacto provoca o colapso das bolhas de vapor exatamente no centro da gaiola, eliminando danos aos internos da válvula.

INTERNOS DAS VÁLVULAS

GUIA PARA SELEÇÃO DOS INTERNOS

Os internos (TRIM) são considerados como o coração da válvula, pois são responsáveis pelo controle e característica da válvula. Considerações para correta seleção dos internos:

Tipo do Fluido: Corrosivo, Erosivo, Sólidos em Suspensão.

Temperatura
Diferencial de pressão
Característica de Vazão
Classe de Vazamento
Serviços Severos: Cavitação; Flashing; Ruído

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *